segunda-feira, 7 de agosto de 2017

O PARADOXO BRASILEIRO: UMA NAÇÃO GIGANTE, SE VENDO COMO GAFANHOTO.

O Brasil é uma nação rica, abastecida de vários recursos naturais, de uma vasta extensão de terras produtivas. Porém, tudo isto mal distribuído, acarretando numa grande desigualdade social.
            Nos tempos da universidade, tive um professor de América Contemporânea, que praticamente todas as aulas, e isto durante um ano, afirmava que o problema dos brasileiros está na sua mentalidade, e completava dizendo que foram 3 séculos de colonização e escravidão. Ele afirmava que esta mentalidade estar enraizada no brasileiro hoje, ou seja, ainda se ver como escravizado, e sem possibilidade de crescer, e desfrutar das benesses desta nação; e quando nós brasileiros mudarmos a nossa maneira de pensar, todo a nossa situação mudaria.
            Nós podemos observar esta mentalidade pequena no povo Hebreu quando vivia no Egito, durante 4 séculos escravizados, mesmo Deus os tirando de lá, e levando para uma terra que mana leite e mel, eles queriam voltar para o Egito, para comer cebolas, e por causa disto passaram 40 no deserto para que sua mentalidade fosse mudada, porém esta mentalidade persistia, vejamos a seguinte passagem de Números 13:27,28 e 33:
27 E contaram-lhe e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel, e este é o fruto.
28 O povo, porém que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, fortes e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque.
33 Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos e assim também aos seus olhos.
Eles de fato consideravam que a terra era muito boa, porém, eles não se via possuindo a terra, que se via como gafanhoto, não se achava capaz de conquistá-la.
Muitas das vezes estamos como este povo, sabemos da riqueza que temos, mas não usufruímos, porque nos achamos indigno, incapaz, e que aquela vaga de emprego que vai nos dar uma estabilidade financeira, não é para nós, não somos merecedor deste cargo; e assim vamos nos conformando com a vidinha que temos, e deixamos os nossos sonhos de lado, e vontade de crescer morrer.
            Todavia, precisamos entender qual é nossa herança, o poder que em nós opera, e para que nós fomos chamados; a segunda coisa é viver  tudo isto, como? Pensando e agindo como eu sou, ou melhor, praticando o que Deus nos projetou para ser, e não que as adversidades projetam para sermos, ou seja, em Cristo, somos mais que vencedores, n’Ele podemos todas coisas, e  possuímos uma grande herança, porque nos resgatou de uma vida miserável, para uma vida próspera; não estou falando somente de bens materiais, porque isto é apenas uma consequência de um posicionamento correto na Palavra, buscando primeiramente o Reino de Deus e sua justiça (Mateus 6:33), estou  falando de uma vida uma suprida em todas as áreas: espiritual, emocional, e física; uma vida alegre; uma vida sem falta de nada; e acima de tudo uma vida CHEIA DE AMOR; esta é a vida que temos que viver e não aquela que as adversidades quer nós vivamos, uma vida miserável, e conformada com tudo, como diz a música: Modinha para Gabriela, interpretada por Gal Costa, que diz: Eu nasci assim, eu cresci assim/ E sou mesmo assim, vou ser sempre assim. Isto é, as pessoas que age não estão abertas para mudanças, e não consegue crescer e prosperar, a tendência é que pessoas se torne mais miserável que antes.
            Então, o brasileiro precisa levantar a cabeça e abrir os olhos, e entender que faz parte de uma nação forte e poderosa, uma terra que mana leite e mel, só assim, o Brasil, vai para frente, e quase todas as mazelas serão minimizadas e outras tantas deletadas da vida cotidiana do brasileiro. Existe uma necessidade urgente, para o Brasil, e sair deste paradoxo, e começar se enxergar como uma nação grande e poderosa que ela é, e abandonar a mentalidade de gafanhoto, e assumir a mentalidade de gigante.
            Enfim, tanto o fim como a solução de tudo estar na forma como pensamos. Portanto, se veja gigante, se veja próspero, tome posse de quem realmente você é, e viva uma vida com soluções.
Até mais, e tenha uma semana abençoada, e não se esqueça: ABRA A SUA MENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOU BRASILEIRO

Olá pessoal, vamos adentrar num assunto praticamente inexplorado no seio da igreja, talvez um tema, jamais imaginado ou pensado em abordar ...