segunda-feira, 17 de julho de 2017

MUDANDO A MENTE

Precisamos mudar a nossa mentalidade, não podemos nos conformar com a nossa situação. Temos que manter vivo o desejo de mudança, caso contrário, vamos entrar num conformismo sem precedentes, que engessará toda a nossa vida, nos paralisando, e impedindo que avancemos.
Temos que nos conscientizar que não somos perfeitos, e reconhecer que sempre existe algo em nós para melhorar, e coisas para conquistar, por esta razão, temos que manter a constância e a diligência, para perseverar na mudança.
Porém, toda mudança só é mudança de fato e verdade, quando ocorre dentro de nós, ou seja, quando decidimos por dentro mudar. Vejamos Romanos 12:2:
E não vos conformeis com mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Vamos esmiuçar este versículo, primeiro Apostolo Paulo diz que não podemos nos conformar, ou seja, não podemos aceitar não se encaixar, ou ter a mesma forma que o  mundo. Abrindo um parêntese (Existe uma diferença entre se contentar e se conformar; se contentar significa ser agradecido, ou ter um coração, grato pela graça e favor recebido, e pela as coisas adquiridas, mas, sempre buscando melhorar dia a dia; conformar  diz a respeito que aquele individuo estar num certo patamar, e para ele aquilo é o bom suficiente, desprezando que exista algumas necessidades a serem supridas, ela fica com estas deficiências, achando que não pode a ser suprido) fecha parêntese.
Voltando ao texto: “E não vos conformeis com este mundo...”, ou seja, a palavra conformar significar ter a mesma forma, portanto, Paulo Está dizendo que não devemos ter a mesma forma do mundo.
Segunda coisa, “... transformai-vos pela renovação do vosso entendimento”, aqui a palavra transformar na sua conjugação verbal, nos indica que é algo constante e permanente, isto é, todos os dias devemos mudar a nossa mentalidade, a nossa maneira de pensar, ou melhor,  renovar diariamente a maneira que pensamos, para não entrar em conformismo, porque, se a gente para de se transformar, a gente vai paralisar. Portanto, constantemente temos que rever quem nós somos, o que possuímos, e que podemos em Cristo Jesus, porque sempre existirá, enquanto Jesus não voltar e nos der um novo corpo, alguma área da nossa vida que precisamos transformar.
E por fim, Paulo diz: “... para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” quando saio do conformismo, mantendo a renovação da mente, eu posso desfrutar do melhor que Deus tem para minha vida, porque só posso usufruir da plenitude da salvação quando mantenho a mente aberta, e não andando como o mundo anda, em outras palavras, eu só desfruto quando conheço, e pratico a verdade da Palavra de Cristo.
Portanto, como diz Raul Seixas, na música Metamorfose Ambulante: “Prefiro ser essa metamorfose ambulante/ Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.
A palavra transformar no seu original do grego é mesma palavra para metamorfose, que significa a  grosso modo: mudança radical; enfim, temos que ser esta mudança radical (metamorfose) ambulante, isto é, ser constante e por onde andarmos, do que ter aquela velha opinião (conformar com o mundo) sobre tudo.

Até mais, e tenha uma semana abençoada, e não se esqueça: ABRA A SUA MENTE!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOU BRASILEIRO

Olá pessoal, vamos adentrar num assunto praticamente inexplorado no seio da igreja, talvez um tema, jamais imaginado ou pensado em abordar ...